Sobre o Plano Estratégico Socioambiental (PES) – Projeto Sucuriú

O Plano Estratégico Socioambiental (PES) – Projeto Sucuriú tem como objetivo implantar ações do investimento socioambiental da Arauco, articulado às políticas públicas setoriais do Município de Inocência e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, com modelo de governança compartilhada, transparente e participativa, possibilitando o desenvolvimento econômico sustentável com o mínimo de impacto.

O PES – Projeto Sucuriú está estruturado em nove eixos estratégicos: Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, Educação, Economia, Trabalho e Renda, Transporte, Saneamento, Habitação e Ordenamento Territorial e Conservação Ambiental.

Sua implantação possibilita o desenvolvimento econômico sustentável com:

  •  Maior articulação entre o poder público e a Arauco, de forma a conciliar o desenvolvimento do Projeto Sucuriú com investimentos públicos e iniciativas setoriais.
  • Priorização dos investimentos da Arauco, do Município de Inocência e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul em programas, projetos e ações de curto, médio e longo prazos às necessidades e capacidades de suporte futuras no município.
  •  Criação de um ambiente de diálogo e colaboração com diferentes esferas de governo, representantes da sociedade civil e comunidade, de forma a construir consensos e soluções conjuntas.
  •  Construção de um legado socioambiental de forma participativa, com envolvimento das partes interessadas, assegurando representatividade e legitimidade.
  •  Alinhamento dos investimentos no Município de Inocência e contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  •  Atração de recursos para investimentos públicos e privados no Município de Inocência de forma sinérgica e eficaz.
  •  Mitigação de possíveis impactos gerados pela instalação do Projeto Sucuriú.